O que e energia solar e como funciona o processo de geração?

A energia solar,como o próprio nome diz, é a energia proveniente do calor e da luz da nossa estrela,o Sol. Porém o diferencial é que nós usamos para a produção de energia que consumimos ,pois diferente das plantas que conseguem absorver essa luz para se alimentar no processo de fotossíntese, nós -reles mortais- não temos essa capacidade.

Nós transformamos o calor do sol em energia de várias formas, sendo elas: Energia Solar Térmica, a energia solar fotovoltaica e a energia heliotérmica. Podendo ser ativas , passivas diretas ou indiretas, essa característica vai depender da forma como capturam,convertem e distribuem a energia.

A Energia Solar Térmica: Usasse o calor do sol de maneira direta para aquecer outra coisa ou objeto,por exemplo a água. Esse sistema de captação de energia usa coletores (placas) ou tubos a vácuo, a partir disso eles transferem o calor para o objeto ou coisa ali envolvido,no nosso caso serviria para aquecer a água.

A energia fotovoltaica: é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica.

As células fotovoltaicas (ou células solares) são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício). Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar).

Os elétrons livres são transportados pelo semicondutor até serem puxados por um campo elétrico. Este campo elétrico é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre esses materiais semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

Energia heliotérmica: A irradiação solar é convertida primeiramente em energia térmica e posteriormente em elétrica. Há vários tipos de coletores e a escolha do tipo apropriado depende da aplicação. Os mais utilizadas são: o cilindro parabólico, a torre central e o disco parabólico.

Os coletores solares são equipamentos que captam a radiação solar e a convertem em calor, transferindo este calor para um fluido (ar, água, ou óleo, em geral). Os coletores possuem uma superfície refletora, que direciona a radiação direta a um foco, onde está localizado um receptor. Uma vez tendo absorvido o calor, o fluido escoa pelo receptor.